quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Coleção Verão 2009 Silmar Alves - Maria Bueno

Pureza, afeto e perdão de Maria Bueno na passarela de Silmar Alves
A emoção causada pela fé foi um dos elementos fortes no encerramento da série de desfiles do 2º Paraná Business Collection. Tudo por conta da coleção Verão 2009 de Silmar Alves, que fechou o evento no dia 1º de agosto.
Tais ingredientes foram utilizados a partir da história de Maria Bueno,  que mobilizou Curitiba no início do século 20 por causa de sua trágica morte, sensibilizando a opinião pública e trazendo à tona a indignação pela violência causada a uma mulher. Resultado: transformou-se em ícone não oficial de religiosidade na capital paranaense, a quem fiéis atribuem inúmeros milagres.

Segundo Silmar Alves, Maria Bueno e sua trajetória estão presentes de três maneiras diferentes em seu Verão 2009. Primeiramente nas formas, que fazem referência ao underwear feminino usado no início do século 20, e inspirou a criação de corsets e o uso de bordados manuais em fio, rosas em viés e tons como branco e marfim. Em um segundo momento, a coleção trabalhou com imagens e estampas relacionadas à personagem (seu rosto e as palavras “pureza”, “afeto”, “perdão” e “paixão”, entre outros), que abriram passagem para o encerramento do desfile, em que são mostradas a exaltação e a religiosidade popular, traduzidas através da aplicação de flores vermelhas aos looks.

O conjunto foi elaborado em diversas variações do algodão (cambraia, brim, sarja, que surgem com elastano, texturizados ou lisos) e algumas malhas leves. Os vestidos, peças-chave da coleção, são curtos e ajustados na cintura, bem como os corsets.

Confira abaixo as fotos do desfile:




























Nenhum comentário:

Postar um comentário